A jornada de uma líder com as habilidades para superar qualquer crise

Atualizado: Mai 9


Está procurando por inspiração? Na Netflix, a minissérie A Vida e a História de Madam C.J. Walker fala sobre a primeira mulher dos Estados Unidos a se tornar milionária pelo próprio esforço.


O que aprendi logo de cara com Madam C. J. Walker?


Eu já tinha escutado sobre, mas me motivei mesmo em assistir quando uma amiga minha me procurou, e disse que quando assistiu a mesma, lembrou de mim (olha que moral, hein?). Neste momento, as simples indicações evoluíram para a curiosidade necessária que me levaria a ação de sentar para assistir.


Ainda estou acompanhando, mas logo no primeiro capítulo, a personagem principal me surpreendeu com 8 ensinamentos, que eu costumo chamar de tapas na cara. Se você assistiu pode ser que tenha notado, se não, pode fazer muita diferença entre a forma que enxerga seu negócio hoje e como pode passar a enxergar.


  • A falta de sororidade usada como combustível.

De fato a aliança entre mulheres em prol da conquista de objetivos em comum, pode ser um trampolim. Porém, existem casos em que a frustração gerada pela decepção, pode ser o combustível que faltava para tomar uma decisão importante. Na trama, a mudança profissional da personagem principal, acontece após sofrer preconceito de outra mulher, que mediu suas capacidades simplesmente por pré julgá-la.


  • Buscar alternativas a todo o momento.

Limitar-se não é uma escolha, “ahmas não temos a ferramenta para fazer (X), (Y) coisas”, não com Madam C. J. Walker. Solução sim! Se o espaço está pequeno, como conseguir um maior? Se a receita não deu certo, faça outra até conseguir. Se, se, se…não existe “se” existe “e se…”.


  • Agilidade na decisão.

Chorar pelo leite derramado? Jamais! Deu ruim? “Certo, então como posso resolver para ontem?”. A velocidade na decisão é determinante para não deixar com que tudo vire uma bola de neve.


  • A dor como motivador.

Quando tudo parecia nos eixos, a vida vai lá e pá! Pois é, vai doer, sempre dói. Ressignifique e veja a dor como mais uma oportunidade de vibrar e comemorar quando tudo estiver solucionado.


  • Entregar ao cliente mais do que ele precisa.

Os clientes amam o seu produto, já deu certo, é um sucesso. Será? Será que ele é a solução para a maioria deles? Como melhorar o resultado que ele proporciona? Existe outro produto que seja complementar? Sim, muitas perguntas. Se coloque no lugar do seu cliente e tente respondê-las. Quando tenta enxergar na ótica do outro, tem mais chances de entregar um produto/ serviço com maior excelência.


  • Opoder da história de vida.

Os clientes não buscam as características do seu produto/ serviço, eles buscam o benefício que podem conquistar. Melhor do que falar sobre isso, conte como os mesmos te impactaram positivamente, caso seu produto/ serviço não se aplique a você, conte relatos de clientes, amigos, etc. Os famosos depoimentos ou testemunhos, chame como quiser. Mas são as provas sociais que muitas vezes, conduzirão à venda.


  • Hiperfoco

Sobre trabalhar demais, renunciar a momentos de lazer, em família. Muitas vezes o empreendedor escuta “Você só pensa nisso, do que adianta trabalhar e não descansar?”. Na vida fazemos escolhas, e devemos manter o foco no período em que nos propusemos a fazer certa coisa acontecer, então mantenha-se no trilho.


  • Não se intimidar pelo concorrente.

Seu concorrente vai estar por perto sempre, você chamando a atenção dele ou não, ele sempre existirá. Muitas vezes tirar o olho do seu negócio para entender como o outro está fazendo, será a distração necessária para que o seu projeto não vá para frente. Então é preferível focar em como você pode ser um profissional melhor a cada dia.


Você pode estar vivendo dias desafiadores, tente não surtar. Busque inspirações através do seu hobby, durante o banho ou até mesmo assistindo uma série.


Quando você esfria a cabeça, ela se abre para o novo, e facilita a sua capacidade de atenção e absorção, então...continue!


Até o próximo artigo ;)


Bons negócios!










#EmpreendedorismoFeminino #MulheresEmpreendedoras #GirlsPower #Feminismo #MadamCJWalker #Empreendedoras #Empreendedorismo #PrincípiosDoEmpreendedorismo #Sororidade #MentalidadeEmpreendedora #Ação #Decisão #PoderDaDecisão #Motivação #Dor #ExperiênciaDoCliente #Relacionamento #MarketingDeRelacionamento #Marketing #PoderDaHistória #HistóriaPessoal #Hiperfoco #ConteSuaHistória #HistóriaPoderosa #SerMelhorACadaDia