Como me planejar para empreender?

Foi demitido ou está prestes a sair do emprego por causa de um acordo, restruturação ou vontade de mudar? Algumas ações demandam atenção imediata, especialmente para quem quer empreender.



  1. Analise seu patrimônio financeiro - Some todos os valores que tem guardado, fundo de garantia, moedas do cofrinho, troco do pão que ficou no carro, tudo que você tiver. O ideal é você ter uma reserva para investir no seu negócio e bancar suas despesas domésticas por um ano, isso mesmo UM ANO.

  2. Faça um bom uso do seu networking - Deixe seu orgulho de lado e peça ajuda a amigos, família e vale atá para a sogra. Tente encontrar um mentor, ele irá te ajudar a se encontrar nesse momento tão decisivo de sua carreira, além de te ajudar a reduzir em até 70% o tempo e a grana. Esse tipo de profissional pode te ajudar a abrir portas, identificar oportunidades que sozinho você pode deixar passar, os grandes CEOs contam como um mentor em várias fases da sua carreira.

  3. Estude gestão e finanças - Iniciar uma empresa ou gerenciar uma sozinho depende de muito conhecimento em diversas áreas - Marketing, processos de vendas, gestão de pessoas, produção e por ai vai. Dica: faça uma listas de todas as áreas e competências (da uma olhada no post sobre esse assunto no link) que sua empresa irá precisar, numere por importância e selecione as que você tem o menor ou nenhum domínio, faça um curso, assista palestras, faça oração, peça ajuda. Há vários cursos online que você pode tentar e muitos deles são gratuitos, dá uma olhada no site da Endeavor, Sebrae e Coursera.

  4. Elabore um plano de negócio - Pesquise quem são seus clientes, concorrentes e o mais importante, sua proposta de valor. Um ótimo jeito de fazer isso é usar o Canvas (vou deixar 2 links aqui de post sobre como montar seu plano de negocio , em um deles tem o modelo do Canvas - link I / link II. Esse material servirá como guia.

  5. Coloque o que já tem em mão para funcionar - Não espere muito para colocar seu negócio para funcionar, faça um protótipo e coloque para rodar. Ofereça a baixo custo ou gratuito, isso mesmo gratuito. Selecione um público potencial e dê amostras grátis, isso vai te ajudar nas vendas, além de servir de teste, onde está acertando e errando.

Espero que essas dicas tenham ajudado. Precisando de ajuda é só nos enviar um e-mail para contato@awee4life.com NÃO VENDEMOS DICAS OU AJUDA ;) Nany Martins, mentora de negócios e CEO da Awee4life.



#empreender #consultoria #planejamento#estrategia #contabilidade #marketing #vendas #empreendedorismofeminino #abrirproprionegocio #negocio #empreendedorismo #montarempresa