O MAT,o plano de negócio para empreendedores individuais em início de carreira.



Muitos empresários não têm ou tiveram a chance de estudar conceitos de negócios, o que inviabilizaria a adoção de técnicas de análise e gestão mais sofisticadas neste momento da vida empresarial. Não familiarizados com técnicas de gestão ou termos como análise SWOT, breakeven point, payback, análise BCG, 5 forças de Porter, 4Ps etc.

Vou ensinar a elaborar um MAT, uma espécie de plano muito simplificado de negócio. Mas, mesmo sem entender muito de negócio, é possível elaborar um plano muito simplificado, que pode auxiliar o empreendedor a planejar o seu negócio.

O MAT, assim como o plano de negócio tradicional, tem limitações, mas pode ser útil para empreendedores individuais em início de carreira.

a) Metas;

b) Ações para atingi-las;

c) Tarefas a serem realizadas nas ações.

Veja um exemplo de MAT de uma dona de casa que vende salgadinhos:





Agora a sua vez de colocar em prática


Utilize o plano de negócios simplificado para planejar a evolução financeira do seu negócio, e para analisar se o que planejou está acontecendo de fato.

Mesmo que comece como um empreendedor individual, sua meta deve ser rumar para a categoria microempresa, e depois pequena, média e finalmente grande. Empresas como Magazine Luiza e Wal-Mart nasceram em cidades muito pequenas, mas ganharam o Brasil e o mundo, respectivamente.


Eu acredito em você, e você pode chegar onde tanto sonha. Basta fazer as coisas de forma organizada e estratégica.


Bons negócios te vejo no topo.