SUA FALTA DE DINHEIRO PODE SER CULPA DA SUA DESORGANIZAÇÃO


Só trago verdades, doa a quem doer. Não importa você saber quanto ganha, se não sabe quanto gasta.




Chega de mimi e vamos a prática. Vamos precisar de:

  1. extrato da conta de débito e do cartão de crédito dos 3 últimos meses. Obs: caso você seja um pouco organizado pode ser feito apenas com o último mês, mas caso seja uma bagunça total, melhor pegar os últimos três meses para ter um panorama do começo do ano todo;

  2. Três canetas/lápis de cor/ marca texto (WHATEVER) que você queira usar, de cor diferente para você fazer as marcações.

  3. Por último mas o mais importante: muita boa vontade em mudar o estado que se encontra e preparada para tomar um susto com essa análise. Vamos focar no estado desejado.

Você vai marcar os seus gastos em três categorias diferentes:


  1. ESSENCIAIS - aqui são os que você realmente, de verdade mesmo, precisa para viver uma vida minimamente boa. Água, luz, telefone... essas coisas;

  2. NÃO ESSENCIAIS, MAS IMPORTANTES - aqui são aqueles gastos que você vai conseguir viver sem, porém vai ser muito triste e sofrido. Precisa de pelo menos um cineminha por mês? Você consegue viver sem, mas ser feliz é importante;

  3. NÃO IMPORTANTES - o nome já diz, não é mesmo?! Precisa de tantos sapatos ou camisetas sendo que o guarda roupa já tá lotado? Acredito que não.

O que é importante para mim, pode não ser para você, então nunca compare sua análise com a de ninguém. Você precisa de uma balada por mês, a outra pessoa precisa de um chocolate por dia após o almoço. Faça a sua e seja feliz.

É MUITO importante fazer periodicamente, pois precisamos ter controle sobre o que gastamos, só assim é possível ter um dinheirinho para investir. Depois que você marcar tudo, você vai conseguir cortar o que deve ser cortado e reduzir o que pode ser reduzido. Você tem que ser sincera com você mesma, e pense: seus gastos de hoje, te afastam dos seus sonhos futuros. Ainda dá tempo de ter um ano melhor financeiramente, faça sua parte, um pouco por dia, que vai dar certo. Nos conte nos comentários como ficou e se você consegue respirar um pouco mais aliviado.


Conteúdo inspirado em mulheres.ceo